Dez

14

INSTITUTO-SITE

Desde que comprou um sítio em Xerém, Zeca Pagodinho sempre teve um sonho: criar ali uma escola de música. O sonho virou realidade em 1999, quando Zeca abriu uma pequena escola dentro de sua casa. A querida professora Gleice dava aulas de piano para os filhos do Zeca e os amiguinhos deles. Meses depois a escola passou para um espaço maior, ganhou mais professores, mais instrumentos e mais alunos.

Dezoito anos se passaram e hoje a escolinha é um instituto, o Instituto Zeca Pagodinho. O instituo criou o projeto “Viva Xerém” que utiliza a música como um instrumento para transformar o presente e o futuro de crianças e jovens, criando oportunidades de desenvolvimento humano e perspectivas de trabalho e geração de renda.

O projeto atende hoje cerca de 150 estudantes, vindos de Xerém e arredores, incluindo uma turma formada apenas por bebês, a partir dos 10 meses de vida. As aulas abrangem desde aspectos primordiais da percepção musical até a formação instrumental mais específica, em 7 diferentes áreas de estudo: Musicalização; Iniciação Artística; Cordas (violino, viola e violoncelo); Cordas Dedilhadas (violão, bandolim e cavaquinho); Piano e Percussão; Sopros (flauta doce, flauta transversa e clarineta); e Canto Coral.

CURTA A PÁGINA DO IZP  NO FACEBOOK

Composto por um grupo de professores colaboradores e coordenado por musicistas com sólida formação acadêmica, Viva Xerém promove a autoestima da comunidade ao valorizar suas tradições e memórias musicais. A identidade cultural local é um dos principais norteadores do projeto, que incentiva o aparecimento de novos talentos em dimensões da música como a performance e a composição, bem como a participação das famílias e de instituições da região nas atividades desenvolvidas.

Em termos pedagógicos, o projeto investe em um processo continuado de capacitação, e contempla referências teóricas e práticas, o estímulo ao potencial criativo de cada aluno e o trabalho em equipe. Os estudantes mais avançados atuam na formação dos mais novos, através de uma dinâmica que favorece as relações de parceria e situações de aprendizado em conjunto.

VISITE O SITE DO INSTITUTO

Em um cenário carente de opções de formação artística, a iniciativa faz o papel de unir a experiência sociocultural das crianças e dos jovens de Xerém às possibilidades que se abrirão em sua vida adulta, como a inserção no mundo do trabalho. O projeto busca assim fortalecer o pertencimento desses novos cidadãos à sua região de origem, colaborando para que sejam os principais agentes de sua transformação.

Contribua com a formação dos jovens e crianças de Xerém. Seja padrinho ou madrinha  do Instituto Zeca Pagodinho!

QUEM SOMOS?
O Instituto Zeca Pagodinho, através do projeto Viva Xerém, atende crianças e adolescentes que participam da Orquestra Jovem de Xerém e recebem aulas de prática de conjunto, musicalização, violão, piano,canto coral, percussão, violino, viola, violoncelo, flauta, clarineta e iniciação às artes plásticas e cênicas.

COMO VOCÊ AJUDAR?
Se você acredita que a educação artística transforma vidas, pode fazer uma doação.

DOAÇÃO DIRETA
Pode fazer um deposito na nossa conta e informar a gente via e mail (vivaxerem@gmail.com)
Instituto Zeca Pagodinho I CNPJ 03.588.949/0001-65
Banco do Brasil AG 1253-X CC40901-4

DOAÇÃO ATRAVÉS DO IRPF
Através da Lei Rouanet você pode deduzir até 6% do seu imposto devido.

Quer Saber mais ou  informar sua doação?
Entre em contato com a gente vivaxerem@gmail.com

QUAL VALOR VOCÊ PODE DOAR?
Pode colaborar com qualquer quantia e sua doação será usada exclusivamente na aquisição e manutenção de instrumentos e na montagem dos espetáculos.